• José Alsanne

Plá registra Semana do Bebê no Complexo Penitenciário de Bangu


Ação no Presídio Talavera reforçou a importância da relação mãe-bebê no sistema prisional

O quarto minidocumentário produzido pelo Canal Plá, lançado em fevereiro de 2016, conta a história de Diovana Aparecida Casimiro, moradora de Volta Redonda e interna do Presídio Talavera Bruce (TB) – para onde vão todas as grávidas presas no estado – em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No registro ela narra a experiência da gestação e de ser mãe no sistema carcerário.

A gravação foi feita durante o último dia da 1º Semana Estadual do Bebê, realizada em outubro, na Unidade Materno Infantil do TB - onde ficam as mães com filhos de até seis meses. O objetivo da ação é assegurar e chamar a atenção para os direitos das gestantes, mães e bebês.

“Eu tinha muito medo de ter o meu filho enquanto estivesse presa, pela falta de liberdade e ser vigiada todo o tempo. Acabou correndo tudo bem, não fiquei algemada em nenhum momento e fui tratada como qualquer pessoa, como se não estivesse presa. Até tive momentos de privacidade, onde dava pra pensar que não estava em cárcere”, lembra Diovana Casimiro.

A coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Luciana Phebo destacou a retomada da realização do pré-natal como um dos principais ganhos desta Semana do Bebê, o que havia sido interrompido. “No momento da organização do evento, identificamos essa questão, que é uma violação do direito da mulher e do bebê que ainda está no seu ventre. O acompanhamento voltou a ser feito graças a uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de saúde”, explica.

No TB, 89% das gestantes (25 das 28) estão em prisão provisória, aguardando julgamento. Para Luciana Phebo, a morosidade da Justiça é a maior dificuldade a ser enfrentada no sistema prisional fluminense. “Muitas até poderiam estar livres, com seus filhos, evitando a separação da mãe e do bebê, o que acontece quando eles completam seis meses de idade”, frisa Luciana.

A Semana do Bebê foi uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, emparceria com o UNICEF e apoios da Secretaria de Estado de Saúde, RioSolidario, Instituto Masan, Fundação Xuxa Meneghel e Rede Nacional Primeira Infância.

Assista ao vídeo completo:

#SemanadoBebê #TalaveraBruce #sistemaprisional #relaçãomãebebê #CanalPlá #MidiaLivre #vídeo

1 visualização

© 2019 por L2 Mídias Sociais

 (21) 96658-0958 | contato@canalpla.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook B&W
  • White YouTube Icon